Policiais Militares Ambientais (PMA) de Costa Rica multaram um goiano de 40 anos por transporte de pescado ilegal. Ele foi abordado em um veículo VW Saveiro e transportava na carroceria em um freezer cinco exemplares de peixes inteiros e outros das espécies jurupensém e jurupoca beneficiados.
De acordo com a PMA, o acusado afirmou ter capturado o pescado no rio Taquari, no município de Coxim e voltava da pescaria, porém, não possuía a licença de pesca para justificar o transporte. Além de tudo, o pescador só poderia capturar e abater um exemplar de peixe nativo e mais cinco exemplares de piranha e não havia piranhas entre os peixes, o que é caracterizado crime, tendo em vista que só poderia estar transportando um exemplar de peixe nativo como cota. O pescado, pesando 15 kg e o veículo foram apreendidos. Além disso, é proibido o transporte de peixes beneficiados.
Autor foi preso e encaminhado para à Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica, juntamente com o material apreendido, onde ele foi autuado em flagrante por crime ambiental de transporte de produto da pesca predatória e saiu depois de pagar fiança. A pena para o crime é de um a três anos de detenção. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1 mil. O pescado será doado para instituições filantrópicas depois de periciado.