Policiais Militares Ambientais (PMA) de São Gabriel do Oeste receberam denúncias nesta segunda-feira (25), que versavam sobre um cachorro que estaria sofrendo maus-tratos em uma residência no bairro Jardim Gramado.
Uma equipe foi imediatamente ao local e constatou a veracidade das denúncias, ao encontrar o cachorro em situação de penúria. Segundo a PMA, o animal sem raça definida estava extremamente debilitado por desnutrição e com sarnas, carrapatos e ferimentos pelo corpo devido aos parasitas e as doenças. O cachorro foi apreendido e encaminhado para ser atendido em uma clínica por médicos veterinários, que atestaram a situação de maus tratos.
O infrator, residente no local, recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de São Gabriel do Oeste, onde foi autuado em flagrante e responderá por crime ambiental de maus-tratos a animais, que para cães e gatos teve pena aumentada significativa no ano passado (2020). A pena atual é de dois a cinco anos de reclusão. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 1 mil.