Seção de Investigações Gerais (SIG) da Delegacia de Costa Rica iniciou diligências investigativas para verificar a prática do tráfico de drogas por uma mulher a qual estaria vendendo maconha. Ela havia se mudado de Paranaíba para Costa Rica há cerca de 2 meses.
Conforme a Polícia Civil, na noite do dia 2 de fevereiro, a equipe recebeu a informação de que a suspeita havia ido para Paranaíba, na parte da manhã, e voltaria no da noite, com o ônibus, e que ela chegaria à noite, sendo que ela estaria trazendo entorpecentes para vender na cidade.
Policiais foram até a rodoviária e identificaram a passageira do ônibus ao descer com uma bolsa e um saco branco. Ainda segundo as informações da polícia, ela foi abordada e, após buscas na bagagem foi encontrada metade de 1 tijolo de maconha, envolto em plástico, devidamente embalado, com peso de 195,00 gramas (suficiente para produzir 400 cigarros de maconha), que estava dentro de um saco branco.
Na casa da suspeita, os policiais localizaram um cigarro de maconha, parcialmente consumido, que estava em cima do armário da cozinha. A mulher foi presa por tráfico de drogas.