00:00:00 Sábado, 20 de Julho de 2024


Polícia Terça-feira, 29 de Novembro de 2016, 10:59 - A | A

Terça-feira, 29 de Novembro de 2016, 10h:59 - A | A

Sistema Penitenciário

Videoconferência facilita atendimentos judiciais em Dois Irmãos e Coxim

Novo sistema traz vários benefícios para as penitenciárias das cidades

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação

Videoconferência facilita atendimentos judiciais em Dois Irmãos e Coxim

Novo sistema traz vários benefícios para as penitenciárias das cidades

Tecnologia está sendo utilizada nas duas unidades penais, desde a semana passada, para interação de internos com o juiz.

A ação acontece em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Agepen construiu e equipou salas, onde estão instalados terminais de videoconferência, que são compostos por computador, câmeras, monitores, teclados, mouses e mobília adequada que permite a participação de todos os envolvidos.

Rapidez no andamento dos processos, redução de custos com deslocamento de presos e maior segurança para a população são alguns dos benefícios proporcionados pelos atendimentos judiciais feitos através de videoconferência, que agora também são realidade nos presídios de Coxim e Dois Irmãos do Buriti.

Os processos dos presos sentenciados no regime fechado e semiaberto das cidades agora são de responsabilidade da 3ª Vara de Execução do Interior e de Campo Grande, sendo analisados pelo juiz Albino Coimbra Neto.

De acordo com o juiz, “o uso do sistema de videoconferência é apenas mais uma ferramenta à disposição da Justiça e, nos casos em que o magistrado entender necessário, as audiências serão na presença do juiz”, explica o diretor do Estabelecimento Penal Masculino de Coxim, Edílson Ferreira.

Comente esta notícia