Formalizada em uma cerimônia na sede do Sebrae/MS(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso do Sul),em Campo Grande nesta segunda-feira (9), pelo prefeito de Coxim Edilson Magro, uma parceira com a instituição para a execução do Cidade Empreendedora, programa que visa transformar a economia e promover o desenvolvimento local a partir do fortalecimento dos pequenos negócios.
"A expectativa é de transformar a realidade do município, ter mais participação da sociedade de uma maneira geral e fazer com que todos façam parte do desenvolvimento, desde os empresários até os produtores da agricultura familiar, gerando emprego e renda”, afirmou Edilson.
Com a adesão ao Cidade Empreendedora, Coxim passa a compor o terceiro ciclo do programa e será acompanhada pelo Sebrae durante 18 meses. O trabalho é desenvolvido a partir do eixo “Cidade de Negócios”, uma estratégia voltada para alavancar o município por meio do empreendedorismo. Outros dez municípios também fazem parte deste ciclo, por isso, durante a cerimônia de assinatura de contrato, estiveram presentes representantes de Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo. “Em cada município, trabalhamos em parceria com a Prefeitura Municipal e lideranças locais, como Associação Comercial e Sindicato Rural, para que juntos possamos promover o desenvolvimento.
O Cidade Empreendedora atua para melhorar o ambiente de negócios de cada cidade, desburocratizar os processos, e, principalmente, para dar apoio aos empreendedores. Queremos que o empresário se fortaleça para que ele consiga melhorar o seu negócio, gerar emprego, renda, e, dessa maneira, alavancar o desenvolvimento”, ressaltou o diretor-superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça.
Iniciativa dos agentes do Sebrae que vão percorrer pequenos negócios do município para identificar as necessidades de cada empresário e, a partir disso, propor soluções. Mais do que levar orientação aos empresários, a visita dos agentes também tem a função de mapear a necessidade dos pequenos negócios. O levantamento deve embasar novas ações voltadas para atender esse público. Já entre os dias 12 e 15 de maio será realizada no município a pesquisa socioeconômica. O levantamento teve o objetivo de identificar a opinião de quem mora no município sobre aspectos econômicos, sociais e de infraestrutura da cidade.