Coxim/MS, Terça-Feira, 16 de Agosto de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Política
Segunda-Feira, 04 de Julho de 2022, 13h:13
Tamanho do texto A - A+

‘Julho sem Plástico’ visa reforçar o compromisso da ALEMS com a sustentabilidade

Deputado Lucas de Lima é autor da lei que cria julho sem plástico

Iury de Oliveira
Capital News

Luciana Kawassaki/Alems

‘Julho sem Plástico’ visa reforçar o compromisso da ALEMS com a sustentabilidade

O Julho sem Plástico traz a conscientização sobre o uso e descarte correto dos plásticos

 

Preservar o Meio Ambiente é o mesmo que preservar vidas. E a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul  (ALEMS) têm um papel fundamental nisso. O Cerrado e o Pantanal compõem os biomas de Mato Grosso do Sul, apresentando uma rica biodiversidade na fauna e na flora. As águas que banham o Estado também integram o Aquífero Guarani, uma das principais reservas mundiais de água doce.

 

Com o objetivo de contribuir para a preservação do nosso bioma, o deputado Lucas de Lima (PDT), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALEMS, criou a Lei 5849/2022, que institui o mês Julho Sem Plástico, para conscientizar a população acerca da necessidade de redução do uso do plástico. “Poderia ser todos os dias, mas é um mês para discutir e acelerar esse processo para que a população se conscientize acerca do descarte correto do plástico”, destacou o parlamentar.

Luciana Kawassaki/Alems

‘Julho sem Plástico’ visa reforçar o compromisso da ALEMS com a sustentabilidade

O Julho sem Plástico traz a conscientização sobre o uso e descarte correto dos plásticos

“Esta lei de minha autoria é de extrema importância em nosso Estado, e segue uma tendência mundial já implantada em muitos países, que é primeiro a conscientização da população quanto à redução do uso do plástico em geral, em nosso cotidiano, dentro de nossas casas”, complementou Lucas de Lima.

 

O deputado ainda citou exemplos de reduzir a utilização e consumo de plásticos. “Podemos trocar a sacola de plástico do mercado por uma reutilizável, não utilizar o copo descartável. Na Assembleia Legislativa, todos nós utilizamos nossas próprias garrafas e xícaras não utilizando copo descartável para água ou café. Troque sua escova de dentes de plástico por uma de madeira, com durabilidade muito maior. Não utilize canudo de plástico e prefira os potes de vidro”, elencou.

 

Decomposição

Cada materia leva um tempo diferente para se decompor no solo, o tempo de decomposição dos materiais feitos de plástico é de até 450 anos, considerando as embalagens e equipamentos; já as sacolas e plásticos demoram mais de um século para se decompor, em média.

 

ALEMS Sustentável

Lançada em junho, a página ALEMS Sustentável, elaborada pela Gerência de Site e Mídias da Assembleia, é um material multimídia que elenca as ações parlamentares, leis e materiais relevantes voltados à sustentabilidade. O Julho sem Plastico é uma das leis que integram o material que traz diversas dicas ambientais e falas de especialistas sobre cuidados com fauna, flora, água, solo e ar, e a conscientização ambiental.

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix