Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 16 de Maio de 2022, 13:14 - A | A

Segunda-feira, 16 de Maio de 2022, 13h:14 - A | A

assistência

Prefeitura de Coxim realiza procedimentos gratuitos em animais de produção

Vacinação de fêmeas de leite de 3 a 8 meses contra brucelose

Enoque Trefzger
Capital News

Divulgação/Prefeitura de Coxim

Prefeitura de Coxim realiza procedimentos gratuitos em animais de produção

Mochação de Bezerras Leiteiras, feita em animais jovens com até 45 dias

Gerência de Fomento Agrário de Coxim disponibilizou, gratuitamente, médico veterinário para realizar procedimentos gratuitos em animais de produtores rurais. Os serviços buscam isentar o pequeno produtor rural do custo de contratação do profissional, devido ao alto custo, incentivando a bovinocultura leiteira e a agricultura familiar.

 

Segundo o prefeito Edilson Magro, a valorização do pequeno produtor e da agricultura familiar sempre foi uma de suas prioridades: “sempre pedi à minha equipe para ter uma atenção especial com a área rural, principalmente, com o produtor que gera renda com a sua família”. Disse o prefeito.

 

 Médico veterinário Maike Campoi e o gerente de fomento agrário Adilson Silva (Galizé) estiveram na Associação Nova Aliança prestando vários serviços de assistência técnica rural, no local foram realizados:

 

Cirurgia em vacas de Leite, Retirada de Gabarro (Hiperplasia interdigital) animais com esta enfermidade tem dificuldade de se locomover, sentem dor, levando o produtor ter queda na produção de leite e perda do animal se não for corrigido o problema;

 

A Mochação de Bezerras Leiteiras, feita em animais jovens com até 45 dias, consiste no impedimento do crescimento do botão córneo. Esse método evita futura descorna técnica invasiva e dolorosa para o animal. Animais que possuem chifre podem acidentar com outros animais, além de tornar o manejo mais difícil, logo, precisarão de uma metragem maior de cocho, visto que animais com chifres tendem a ser dominantes, exatamente por usá-los para se proteger;

 

Vacinação de fêmeas de leite de 3 a 8 meses contra brucelose. Técnica que demanda um atestado veterinário e realização por médico veterinário ou pessoal com capacitação em vacinação.

 

A Gerência de Fomento Agrário, que é subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, tem atendido vários pequenos produtores rurais do município de Coxim, com escavação de tanques para piscicultura, bebedouros de gado, entre outros trabalhos de assistência rural.

 

Comente esta notícia