Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2020, 08:27 - A | A

Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2020, 08h:27 - A | A

Pecuária

Programa Leitão Vida é modernizado pelo Governo MS

O objetivo da reestruturação é fomentar produção sustentável na suinocultura de MS.

Norton Soares
Especial para o Capital News

Divulgação

suínos

Em janeiro, o Governo do Estado começa a implementar uma modernização no programa Leitão Vida, além de inserir parâmetros de boas práticas de produção e indicadores de sustentabilidade que deverão ser verificados junto aos produtores de suínos de Mato Grosso do Sul para a concessão de benefício fiscal aos participantes do programa.

 

Fazendo parte da da política de desenvolvimento econômico da administração estadual, a medida segue o mesmo intuito do outros programas já implantados, como  o Precoce-MS, Carne Orgânica do Pantanal e Carne Sustentável do Pantanal, buscando às práticas sustentáveis de produção e informatização dos sistemas de monitoramento.

 

O decreto nº 15.342, de 30 de dezembro de 2019 atualiza “os índices de produtividade e os incentivos concedidos para cada modalidade da produção de suínos, no Subprograma de Apoio à Criação de Suínos de Qualidade e Conformidade “Leitão Vida”, no âmbito do Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (PROAPE)”.

 

Conforme a assessoria, o texto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja, juntamente com o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e o secretário Filipe Mattos, da Sefaz (Secretaria de Fazenda) foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira (02.01).

 

“O desafio do campo hoje é trabalhar de forma limpa e sustentável e é justamente nesta linha que os programas do Governo do Estado vem atuando. No caso do Leitão Vida, temos um conjunto de mudanças que foram amplamente debatidas no âmbito da Câmara Setorial da Suinocultura. Governo e produtores entraram em um consenso de que era necessária a modernização do programa e a inclusão de critérios de sustentabilidade representa um avanço fundamental, pois todos se beneficiam”, comenta o secretário Jaime Verruck.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS